Plano de saúde empresarial
O plano de saúde empresarial, como o nome de antemão aponta, é um plano oferecido pela empresa, como um benefício aos:
Funcionários (com vínculo empregatício – CLT), participantes com contrato de trabalho ativo e com regime estatutário (ex: diretoria).
As regras de inclusão de dependentes dos planos de saúde empresarial mudam conforme a instituição, mas, no geral, são garantidos para cônjuges e filhos.
Como funciona o plano de saúde empresarial?
Para que um plano de saúde seja considerado empresarial, ele precisa ser feito através do uso de um CNPJ.
Além disso, algumas regras (que mudam conforme operadora e seguradora) devem ser levadas em conta no que diz respeito à quantidade de pessoas a serem incluídas no plano, que costuma valer a partir de duas ou três vidas.
No caso dos Microempreendedores Individuais (MEI’s), os planos de saúde contratados nesse regime também são caracterizados como empresariais.
Sendo assim, muitas pessoas que são MEI ‘s recorrem a essa contratação para os membros de sua família.
Nos casos de MEI, o CNPJ precisa estar aberto junto à Receita Federal há pelo menos 6 meses, ou seja, 180 dias.
Para as pequenas, médias ou grandes empresas, para que a contratação possa ser efetivada, as operadoras geralmente pedem o mínimo de 3 meses de CNPJ aberto para a efetivação do contrato.
Por estar na categoria de contratação coletiva, o plano de saúde empresarial apresenta valores bem mais acessíveis, chegando a atingir 40% de redução nos preços.
Seguindo essa mesma ideia, quanto mais pessoas na contratação do plano, mais barato fica.
Há ainda algumas variações de contribuição:
- Empresas que arcam com 100% das despesas do plano de saúde;
- Empresas que pagam uma parte dos custos e o colaborador paga outra parte dos custos;
- Empresas que oferecem plano de saúde em regime de coparticipação ao colaborador;
- Empresas que fazem o desconto na folha de pagamento do colaborador.
Essas características são escolhidas no momento da contratação da empresa junto à consultoria ou operadora do plano de saúde.
Como escolher um plano de saúde adequado para empresa?
É preciso levar algumas questões em conta na hora de escolher um plano de saúde para sua empresa. A fim de que os beneficiários possam tirar proveito de verdade e o investimento seja eficaz.
Custo
Esse item costuma ser o mais decisivo na hora da contratação, por isso é importante que a empresa avalie os custos e a possibilidade do regime de coparticipação(que reduz os custos do plano).
Os valores dos planos de saúde empresarial mudam conforme a abrangência, faixa etária dos colaboradores e dos dependentes. Além disso, o tipo de plano e coberturas fazem o preço variar.
Nacional ou regional
O público que vai utilizar o plano de saúde tem uma necessidade específica quanto
à abrangência e cobertura do plano. Talvez não haja necessidade de contratar um plano nacional, visto que seus colaboradores não costumam viajar.
De acordo com o perfil do público utilizador, pode compensar a contratação de um plano regional, que vai atender às necessidades dos funcionários.
Cobertura do plano
De maneira geral, os planos de saúde são obrigados a oferecer alguns procedimentos comuns como consultas, exames e tratamentos hospitalar e ambulatorial.
O plano de saúde ambulatorial é mais básico e cobre consultas, exames, tratamentos, urgência e emergência nas primeiras 12 horas.
O plano hospitalar tem cobertura para consultas, exames, tratamentos, urgência, emergência e internações.
Ainda há a opção do plano hospitalar com obstetrícia, que além de ter tudo isso mencionado acima, cobre parto e assistência ao recém-nascido até 30 dias depois do parto.
Veja quais são os melhores planos de saúde empresariais
A escolha do plano de saúde ideal para sua empresa deve ser feita após um cuidadoso estudo de caso e dentro das expectativas e orçamentos cabíveis, mas existem algumas operadoras/seguradoras que se destacam por suas características convenientes ao cliente.
1. Amil
Uma operadora que vem crescendo e se destacando nesse mercado é a Amil. Com opções de planos que cabem em todos os bolsos, a Amil é uma ótima alternativa para plano de saúde empresarial.
Algumas características dessa operadora fazem com que ela se destaque:
- Rede de atendimento própria;
- Opção de serviços adicionais na hora da contratação;
- Hospitais referenciados;
- Valores mais acessíveis.
Algumas opções de planos são:
- Amil Fácil S80
Nessa categoria não há reembolso. Além disso, na escolha do quarto, existe a opção de enfermaria ou apartamento.
- Amil S750
Possui cobertura nacional. Nesse plano, a pessoa conta com excelentes hospitais, como o Samaritano no RJ e o Oswaldo Cruz em SP.
- Amil One S2500
Esse é o plano Top da Amil, onde os pacientes contam com atendimento, inclusive virtual, com médicos do Hospital Albert Einstein. Além de Retaguarda completa.
2. SulAmérica
Os planos de saúde SulAmérica são muito bem avaliados no que tange a experiência no atendimento ao consumidor.
Ademais, possui excelente avaliação da ANS, por isso, a SulAmérica se tornou uma referência no ramo da saúde e é uma ótima opção de benefício empresarial.
Alguns produtos são:
- SulAmérica Clássico
É possível escolher entre enfermaria ou apartamento.Através deste produto, é garantido desconto em farmácias, além da cobertura hospitalar com obstetrícia.
- SulAmérica Prestige
Sendo um plano mais premium, garante acomodação em apartamento. Acesso a cobertura internacional, coleta domiciliar e motorista amigo da saúde.
- SulAmérica Executivo
Acesso a hospitais premium por um preço mais baixo. Acomodação em apartamento. Pode ser contratado em regime de coparticipação.
A Sulamérica se sobressai também por atender muito bem a grupos de municípios, além de oferecer cobertura nacional.
3. Bradesco
Quando o assunto é acesso às melhores redes de hospitais credenciados, a resposta é Bradesco Saúde. Isso porque a Bradesco Saúde dispõe de uma cobertura nacional e completa em praticamente todos os planos.
Algumas opções de plano são:
- Bradesco Saúde Efetivo
Opção de quarto ou enfermaria. Pode ou não ser coparticipado. Além disso, oferece cobertura para parto e múltiplos reembolsos.
- Bradesco Saúde Nacional
Acomodações em quarto ou enfermaria. Opção de plano odontológico com condições especiais. Cobertura para viagem internacional de até 30 mil euros.
- Bradesco Saúde Preferencial Plus
Acomodação em quarto particular, cobertura para parto e atenção ao parto, seguro-viagem, equipe de retaguarda em hospitais referenciados, fisioterapia domiciliar.
E alguns dos hospitais mais renomados do Brasil estão presentes no plano de saúde Bradesco, como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês.
Além disso, por ter uma alta avaliação da ANS, contar com a Bradesco Saúde como benefício empresarial pode trazer grande valor a uma corporação.
4. Porto Seguro
A Seguradora Porto Seguro ocupa o segundo lugar na lista, pois conta com planos de saúde exclusivamente pensados pela ótica empresarial.
A Porto Seguro conta com diversas categorias de plano, do mais básico ao
Premium.
Confira algumas opções:
- Porto Seguro Bronze
Com cobertura nacional e obstetrícia, incluindo parto. No momento do contrato pode ser definido quarto compartilhado ou particular.
- Porto Seguro Prata
Faz parte do segmento ambulatorial e hospitalar. Dá direito a cobertura de parto e obstetrícia, além de acupuntura, quimioterapia, fisioterapia, próteses e órteses.
- Porto Seguro Ouro
Oferece acomodação em quarto particular e vai além do rol de procedimentos da ANS. Os beneficiários contam com telemedicina, coleta domiciliar e programas de promoção à saúde.
5. Unimed
A Unimed vem ampliando consideravelmente sua rede de atendimento própria e com isso oferecendo um atendimento com mais qualidade e satisfação ao cliente, por isso pode ser uma ótima opção de plano de saúde empresarial.
O seu foco é na diversidade de produtos, na tecnologia e nas melhores soluções em saúde aos beneficiários.
Além disso, a Unimed conta com uma bagagem de credibilidade e consistência no mercado.
Seus planos são sob medida para cada perfil de empresa: pequenas, médias e grandes empresas. Sendo assim, a abrangência pode ser escolhida entre municipal, estadual ou nacional.
Algumas opções de planos:
- Unipart Easy
Com coparticipação, em quarto coletivo. Sua abrangência está restrita a apenas alguns municípios. É uma opção mais básica.
- Unipart Rio Básico
Com coparticipação, em quarto individual. Sua abrangência é estadual. Inclui assistência hospitalar com obstetrícia e alguns hospitais da Rede D’or.
- Unimed Ômega Plus
Sem coparticipação, em quarto individual. Possui abrangência nacional. Possui cobertura completa, ambulatorial, hospitalar com obstetrícia, terapias, e tratamentos. Além disso, possui desconto em farmácias.
6. NotreDame Intermédica
Na categoria empresarial, a GNDI pode ser uma boa opção, pois a operadora oferece uma gama de produtos, cada um com sua particularidade.
Algumas opções são:
- GNDI Smart 200
Com cobertura em São Paulo e Rio de Janeiro, é uma opção mais econômica, podendo ser coparticipado ou não. Sua acomodação é oferecida em enfermaria.
- GNDI Advance 600
Este produto oferece opção de enfermaria ou apartamento particular, cobertura nacional, campanhas a favor da saúde, como psicoterapia e terapia ocupacional.
- GNDI Infinity 1000
Acomodação em apartamento particular garantida, cobertura ambulatorial, com obstetrícia. São garantidos check-up anual e assistência em viagem nacional e internacional.
Além disso, a Intermédica possui variedade de planos regionais, criando uma vantagem competitiva incrível no mercado.
Outro benefício é a oferta do plano odontológico sem custo adicional para contratação do plano de saúde empresarial.
Vantagens de contratar um plano de saúde empresarial
Preço
A primeira e maior vantagem do plano de saúde empresarial se encontra nos preços mais baixos comparados à contratação para pessoa física.
Melhora na produtividade
Contar com um plano de saúde é ter um impacto considerável na qualidade de vida dos beneficiários. Isso influi diretamente no bem-estar dos colaboradores e melhora a produtividade no trabalho.
Atração e retenção de talentos
Oferecer um plano de saúde como benefício empresarial atrai melhores candidatos para sua empresa e ajuda a reter talentos e criar um senso de pertencimento e de vestir a camisa da empresa.
Um plano de saúde aumenta a sensação de valorização por parte do colaborador, que por sua vez fica mais engajado, mais envolvido e mais dedicado à empresa.
Um índice que diminui com a aquisição do plano de saúde é o turnover.
Quando uma empresa oferece bons benefícios, a tendência é que a rotatividade de funcionários diminua drasticamente.
Assiduidade
Com o plano de saúde o funcionário se torna mais comprometido, mais pontual, além de evitar ausências no trabalho por motivo de doença.
Com acesso a exames e consultas, bem como a programas de prevenção e cuidado com a saúde, os colaboradores se sentem mais dispostos, com mais energia, ficam mais saudáveis e isso diminui as faltas por motivo de doença.
Benefícios do plano de saúde para os funcionários
Acesso a boa rede de atendimento
O Sistema Único de Saúde tem deixado a desejar bastante no atendimento e acesso à saúde. Cada vez mais, a busca por adesão ao plano de saúde tem crescido.
Com a oferta desse benefício empresarial, os colaboradores têm a oportunidade de cuidar melhor da saúde física e mental.
O resultado disso a curto e longo prazo é equipes mais saudáveis, mais dispostas e mais produtivas.
Satisfação e qualidade de vida
Quando os funcionários de uma empresa contam com um plano de saúde empresarial, sabem que quando precisar, têm a garantia de acesso à atendimento de qualidade.
Os diversos programas de incentivo ao bem-estar que as operadoras oferecem, as terapias, a telemedicina, por exemplo, oferecem comodidade para os beneficiários.
Realizar exames, consultas preventivas e ter a segurança de um bom plano de saúde garante mais satisfação e qualidade de vida.
Perguntas frequentes sobre Plano de Saúde Empresarial:
A empresa é obrigada a oferecer um plano de saúde?
Alguns benefícios trabalhistas, previstos por lei, ao colaborador contratado em regime de CLT são obrigatórios, como o FGTS e o vale-transporte, mas o plano de saúde empresarial não se enquadra nesse modelo obrigatório.
Mesmo assim, algumas corporações escolhem oferecer aos funcionários mais do que a lei prevê e oferecem benefícios opcionais, mas que fazem muita diferença na qualidade de vida do colaborador.
Outra pergunta que surge a partir disso é: depois de quanto tempo de contratado, um colaborador pode usufruir do plano de saúde empresarial?
Esse tempo pode variar de acordo com cada empresa, mas o que se espera de maneira geral é que após o período de experiência de 3 meses, o funcionário possa ter direitos aos benefícios como o plano de saúde, por exemplo.
Qual é a carência do plano empresarial?
As Regras de carência de plano de saúde empresarial vão mudar conforme a quantidade de vidas incluídas no plano.
Para planos de até 29 vidas, conforme a lei nº 9.656/98, a regra é a seguinte:
- 24h para urgência e emergência;
- 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias;
- 300 dias para liberação de parto;
- 24 meses para procedimentos de alta complexidade e doenças preexistentes.
Mas é possível reduzir esse período caso a empresa já possua um plano de saúde.
Uma vez que essa empresa com até 29 beneficiários já possuir por pelo menos 12 meses um plano de saúde e desejar migrar de operadora, a carência pode ser reduzida significativamente.
E se ela já possuir um plano de saúde por 24 meses ou mais e quiser migrar de plano, a carência pode ser anulada por completo.
Nos casos das instituições com mais de 29 beneficiários no plano de saúde, estes ficam isentos de carência.
Mas para que os novos beneficiários que chegam na empresa celebrem a ausência de carência, devem ser incluídos em até 30 dias da assinatura do contrato.
Qual o valor do plano de saúde empresarial?
O preço de um plano de saúde empresarial vai depender da quantidade de vidas, das idades e da cidade onde residem as vidas.
Além disso, as alterações de valor dependem do tipo de plano, coberturas, acesso a determinados hospitais e acomodações.
De qualquer forma, cada operadora ou seguradora oferece preços variados.
Vale lembrar que os valores sofrem reajustes constantes e que esses reajustes são feitos de acordo com a sinistralidade, índice de inflação médica e hospitalar, além do pool de risco de cada plano.
A variação também depende se o plano será coparticipado ou não.
Como funciona a coparticipação no plano de saúde empresarial?
A coparticipação é uma pequena tarifa que o beneficiário paga toda vez que for utilizar o plano de saúde. Se num determinado mês o colaborador não utilizar, ele não terá cobrança.
Quando a empresa opta por esse modelo de plano de saúde com coparticipação, ela está de certa forma, dividindo as despesas com o colaborador e ajudando a controlar a sinistralidade do plano.
Esse modelo de plano não tem o objetivo de desencorajar os beneficiários do uso, mas sim de criar um senso de uso consciente, quando realmente há necessidade.
Muitas empresas que desejam oferecer o benefício do plano de saúde aos colaboradores, mas não possuem muito recurso financeiro, optam por esse modelo de coparticipação.
Existem algumas regras estabelecidas pela ANS para esse tipo de plano:
- O percentual não pode ultrapassar 40% do valor do procedimento;
- É proibida a cobrança de coparticipação em mais de 250 procedimentos.
O colaborador é obrigado a aderir ao plano de saúde?
O colaborador não é obrigado a aderir ao plano de saúde empresarial. O convênio médico é um benefício e como tal pode ser ou não utilizado.
Como funciona a inclusão de dependentes?
Cada convênio médico feito pela empresa pode seguir uma regra quanto a dependentes, mas no geral o colaborador pode sim incluir dependentes. Os que por lei são aceitos:
- Cônjuge: marido e esposa;
- Filhos, pai e mãe;
- Netos e avós;
- Bisnetos e bisavós.
É possível que o empregador cancele o plano de saúde do colaborador?
Sim, a resposta é afirmativa. Visto que o plano de saúde empresarial não é um benefício obrigatório, existem alguns casos em que a empresa pode cancelar o plano de um funcionário.
- Demissão por justa causa em caso de fraude. Nesses casos a empresa tem 30 dias corridos para solicitar o cancelamento;
- Através de negociações com sindicatos trabalhistas, as empresas podem entrar em acordo coletivo para o cancelamento do plano de saúde empresarial.
O funcionário pode permanecer com o plano de saúde mesmo após ser demitido?
Sim, para os colaboradores demitidos sem justa causa, é possível permanecer com o plano de saúde mesmo após sair da empresa. Mas existem algumas regras de tempo.
As regras de tempo são equivalentes ao tempo de utilização do plano enquanto ainda era funcionário, então esse tempo varia de 6 meses a 2 anos.
Essa regra é definida pela ANS, para resguardar os colaboradores no momento em que se encontram em fragilidade por desligamento do emprego.
Essa manutenção é igualmente extensível aos dependentes do plano. Porém, o colaborador desligado fica responsável pelo pagamento integral do valor do plano de saúde.
Setor de RH: gestão de benefícios da empresa
Como fazer um bom controle da sinistralidade?
Quando um ou mais colaboradores fazem uso indiscriminado do plano de saúde, a empresa termina por ter que arcar com os gastos, o que estava fora de questão.
A melhor maneira de reduzir a sinistralidade é pela promoção do bem-estar e através da prevenção de doenças e cuidados com a saúde.
Um bom número de convênios já possui programas de incentivo à saúde e a melhora da qualidade de vida.
Algumas ações podem ser realizadas, como:
- Palestras sobre saúde e conscientização;
- Orientação sobre saúde bucal;
- Planejamento familiar;
- Conteúdo informativo;
- Campanha de vacinação;
- Correção postural.
Contrate agora um plano de saúde empresarial
Depois de entender as vantagens da contratação de um plano de saúde empresarial e conhecer as melhores opções, além de tirar as principais dúvidas, o que acha de receber um estudo de caso totalmente personalizado para sua empresa?
Aqui na Bricer, trabalhamos com todas as operadoras do mercado. Nosso dever é te orientar e te ajudar a escolher o plano de saúde ideal para sua empresa.
Queremos te entregar o melhor, por isso, oferecemos soluções e direcionamentos eficientes para te ajudar na sua tomada de decisão.
Para nós, amor e dedicação fazem toda diferença na hora de atender nossos parceiros. Sendo assim disponibilizamos um executivo de contas que vai cuidar de serviços como:
- Movimentações Cadastrais;
- Interface com as operadoras de saúde;
- Auditoria e Envio de boletos;
- Indicação de especialistas;
- Gestão de Reembolso;
- Análise e controle da sinistralidade;
- Liberação de procedimentos.
A Bricer Consultoria se destaca pelo forte compromisso com a saúde e por mover ações institucionais juntos aos RH ‘s das empresas.
Tudo isso sem custo adicional.